Notícias da fec
Botânicos da UFMT e UNEMAT fazem coletas de espécies raras nas RPPNs Cristalino
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 24 de novembro de 2023
Depois de três expedições de coleta e três aulas de campo promovidas pelo projeto “Flora das RPPNs Cristalino” entre os meses de outubro e novembro foram coletadas uma possível nova espécie de planta, um primeiro registro de espécie para a Amazônia e três novos registros de espécie para Mato Grosso.
Até o momento foram coletadas aproximadamente 500 amostras que agora serão analisadas e depositadas nos herbários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – campus Alta Floresta.
A coordenadora do projeto “Flora das RPPNs Cristalino”, botânica e professora do Instituto de Biociências da UFMT, Ana Kelly Koch, anunciou que além da provável espécie nova e os novos registros de ocorrência para o Mato Grosso, com os estudos do projeto também serão feitas atualizações nomenclaturais de espécies já registradas no primeiro estudo realizado sobre a flora da região do Cristalino em 2010.
Pesquisadoras do Instituto de Biociências da UFMT participaram da expedição realizada em novembro. Além das amostras para exsicatas (partes de plantas prensadas e secas em estufa, fixadas em cartolina, para fins de estudos botânicos), a Profa. Dra. Patrícia Carla Oliveira realizou coleta de 43 amostras de frutos e sementes que serão estudadas no Laboratório de Sementes Nativas da UFMT.
Quanto às aulas de campo, três professores de Botânica da Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias da UNEMAT – campus Alta Floresta, participaram ativamente do projeto, com a aplicação dos conteúdos das aulas em campo, envolvendo 25 alunos, na realização de coletas nas RPPNs Cristalino, que serão depositadas no Herbário da Amazônia Meridional.
A próxima expedição do projeto “Flora das RPPNs Cristalino” está agendada para abril de 2024.
Coordenadoria de Comunicação
Texto: Josana Salles
imprensa@fundacaocristalino.org.br
65-99966-3681
Sementes e frutos das RPPNs Cristalino serão inclusos na coleção do Laboratório de Sementes da UFMT